sexta-feira, 30 de junho de 2017

Norte-americanos retiram-se de Al-Tanf - EUA desiste de ocupar o sudeste da Síria

29/6/2017, Moon of Alabama










Os EUA estão desistindo da posição já perdida que tiveram no posto de passagem de fronteira entre Síria e Iraque perto de al-Tanf no sudeste da Síria.

Mais cedo, militares dos EUA atacaram forças sírias que se aproximaram daquela posição, mas logo se viram superados, sem saída para o norte e cercados numa área inútil.

Al-Tanf é a área azul com as duas setas azuis na parte de baixo do mapa. Logo será pintada de vermelho, como área já libertada e novamente sob controle do governo sírio.


Mapa de Al-Watan Online (ampliado)

Outro mapa, em versão mais expressiva

Recapitulando:

O plano dos EUA era ir de al-Tanf para o norte rumo ao Rio Eufrates e capturar e controlar assim todo o sudeste da Síria. Mas a Síria e aliados fizeram um movimento inesperado e impediram que o plano dos norte-americanos fosse completado. Agora, os invasores estão separados do Eufrates por uma linha síria oeste-leste que termina na fronteira do Iraque. Do lado iraquiano, elementos das Unidades Militares Populares sob comando do governo do Iraque movem-se para se reunir às forças sírias na fronteira.
Os invasores norte-americanos estão contidos no meio de um pedaço praticamente inútil de deserto em torno de al-Tanf onde sua única opção é morrer de tédio ou retroceder de volta à Jordânia de onde saíram. [Sumário da Síria – Fim da guerra está agora à vista (trad. port.) (Orig. ing. Syria Summary - The End Of The War Is Now In Sight, 13/6/2017]


Os militares norte-americanos chegaram até a deslocar um sistema HIMARS lançador de mísseis com 300km de alcance, que estava próximo da Jordânia, para al-Tanf. Foi 'truque', deve-se dizer, ridículo. 

A nova posição não fez qualquer diferença de capacidade, se comparada à posição de onde tiraram o lançador na Jordânia, apenas a poucas milhas para oeste. Mas alguém dos militares norte-americanos supôs que a simples exibição desse tipo de armas numa área já condenada impressionaria forças sírias ou russas e alteraria a realidade da vida. Não funcionou. Já era então claro que os EUA teriam de sair de lá.

Agora, parece que já aconteceu. Fonte muito respeitável acaba de postar:

TØM CΛT‏ @TomtheBasedCat - 3:38 PM - 29 Jun 2017 [risos muitos]
Claramente o Exército Árabe 'Livre' em Tanf já está sendo corrido para Shaddadi. Plano C está em andamento.

Claramente houve muitos boatos sobre isso desde ontem, e o que se lê acima só confirma o que se dizia. Risos muitos, mesmo.

Cerca de 150, ou perto disso, de combatentes árabes treinados pelos EUA serão corridos de al-Tanf para o nordeste da Síria onde encontrarão as (odiadas) forças curdas. Depois talvez tentem chegar a Deir Ezzor, sitiada pelo ISIS pelo norte, ou se metem em alguma missão suicida contra outra posição do ISIS. O mais provável é que o Exército Árabe Sírio se aproxime pelo sul e pelo leste para libertar Deir Ezzor. Não é provável que deixem as forças 'representantes' dos EUA participarem desse movimento. O contingente dos EUA se movimentará para oeste para fora de al-Tanf e de volta à Jordânia. 

As forças iraquianas e sírias tomarão o posto de passagem de fronteira Al Waleed em al-Tanf, e o tráfego comercial regular pela estrada Damasco Bagdá será reaberto.

Foram derrotados também os muitos propagandistas que argumentaram a favor de uma grande missão dos EUA para ocupar toda a fronteira Iraque-Síria e todo o leste da Síria. 

O "Crescente Xiita" entre Irã e Líbano cuja formação eles diziam que estariam impedindo com aquele movimento jamais foi uma conexão por estrada física e com certeza tampouco jamais foi algo contra o que os EUA pudessem combater por meios físicos, fossem eles quais fossem. 

Por hora, todo o trabalho que aqueles propagandistas empenharam a favor de os EUA ocuparem o leste da Síria e com vistas a ampliar a guerra fracassou.*****