quinta-feira, 23 de junho de 2016

Testemunha coparticipante conta como o embaixador dos EUA instigou a "revolução" na Síria

20.06.2016, Moon of Alabama

Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu



S. Rifai, também conhecido como @THE_47th, é um "ativista" sírio, de Homs. Esteve envolvido desde o início de 2011, quando o embaixador dos EUA Robert Ford (@fordrs58) fomentou a "revolução" na Síria. Desde aquela época, Rifai tuíta sobre a "revolução" e tem demonstrado vastos conhecimentos de 'insider'. No tuíto acima traduzido (imagem), S. Rifai corrige o registro da propaganda norte-americana.

O ex-embaixador Ford parece ter tido um dedo na carta de "dissidência" enviada ao presidente Obama por alguns empregados do Departamento de Estado. A carta 'exige' que os EUA lancem guerra aberta contra a Síria e seu governo. Ford foi recentemente entrevistado sobre a carta, em peça pró absolvição que a revista New Yorker publicou.

Na entrevista para a New Yorker Ford afirmou:


"Todos nós aprendemos do Iraque que mudança de regime não é o melhor meio para promover mudança política positiva.No caso de guerra civil, tem de haver negociação entre a oposição e o governo. A questão é como aumentar a possibilidade de que a negociação venha a ser bem-sucedida. E desde que a secretária Clinton e [ministro de Relações Exteriores da Federação Russa Sergei] Lavrov concluíram o comunicado, em junho de 2012, a política do governo não tem conseguido criar as condições necessárias para uma negociação bem-sucedida."

Eis o que o supracitado S. Rifai respondeu ao que disse o ex-embaixador Ford (negritos meus; texto editado, para expandir a 'taquigrafia' do Twitter):


S. Rifai @THE_47th 5:02 AM – 19/6/2016
Não é o que você nos disse em reuniões em Damasco, Embaixador @fordrs58 . Essa não é a mensagem que você nos passou

Embaixador Ford @fordrs58,
 você teve mais liberdade em Damasco em 2011 que a maioria da oposição, e em todas as reuniões a mensagem sempre foi diferente do que você diz hoje
Você na verdade teve coragem, Ambassador @fordrs58, de sentar com funcionários do governo que pareciam dispostos a desertar, e a mensagem que você passou a eles com certeza absoluta não foi "negociação"
Lembra-se das reuniões em Abu Remmaneh, Malki e em casa de conhecidos dissidentes, Sr. @fordrs58, lembra-se? Lembra-se das promessas que você fez?
Posso ser muito mais específico sobre aquelas reuniões,  @fordrs58, nas não interessa nem a você nem a mim.

Detalhes eram como peidos ao vento, Sr. Embaixador @fordrs58 – O que contava era a parte de "Assad tem de sair", que você e seu presidente disseram repetidas vezes.

Ford não respondeu imediatamente, mas S. Rifai insistiu

S. 
Rifai @THE_47th 5:14 AM – 19/6/2016
@fordrs58 Assim sendo, por favor esclareça: você sempre soube que Obama queria "negociações com o governo", mas você e seu presidente continuaram a repetir para nós "Assad tem de sair"?

Outro "revolucionário" entra na conversa:

Abdul @al_7aleem 5:36 AM – 19/6/2016
@THE_47th @fordrs58 A culpa não foi nossa se, na excitação em que estávamos, esquecemos os últimos 90 anos da história dos EUA...

S. Rifai @THE_47th 
5:38 AM – 19/6/2016
Nem é tanto que tenhamos esquecido. É que queríamos muito a mudança de regime (...) Para nós, foi como ter outra potência na qual podíamos confiar.

Mais tarde, Ford respondeu:

Robert Ford @fordrs58 10:34 AM – 19/6/2016
Você deve lembrar que nós (a Embaixada dos EUA e outros) insistimos em que tinha de haver diálogo com o governo sírioe em que os protestos se mantivessem pacíficos

(O tuíto de Ford implica que, apesar de ele tanto ter insistido, os protestos não continuaram pacíficos. Está admitindo que os que protestavam, não o governo, iniciaram a violência.)

Rifai discorda:


S. Rifai
 @THE_47th 11:36 PM – 19/6/2016
O que você esperava vs a realidade
S/viagem a Hama teve a ver com diálogo? S/reuniões com Malki tiveram a ver com paz? Está insultando minha inteligência?
@fordrs58 Quando você ficou sabendo que Manaf Tlass ou o primeiro-ministro estavam a um passo de desertar, você lhes disse que dialogassem, em vez de desertar?
@fordrs58 Onde está o "diálogo" no "Assad tem de desistir" de Obama? Assad must go, como diz Obama

@fordrs58 Quando Farouk Al Sharaa convidou a oposição para uma reunião em 2011, você aconselhou Nabil Maleh, Michel Kilo, Fayez Sara a NÃO DIALOGAREM.

@fordrs58 Será que prefere que o Embaixador da Bulgária refresque sua memória? Que tal B.R? Ou M.T? Todos estavam presentes quando você aconselhou a oposição a NÃO DIALOGAR.

@fordrs58 Você vivia a nos dar lições sobre o quanto era importante viajar pela União Europeia e fazer lobby a nosso favor, e capitalizar a nosso favor, se a UE rompesse laços com Assad.

Mais tarde, de Ford:

Robert Ford @fordrs58 7:33 AM – 20/6/2016
@THE_47th Por favor, revise seus fatos. Nunca me reuni com Fayez em 2011. Promovemos a expansão do diálogo de Sharaa, para incluir pessoas como Michel & Haithem M.

S. Rifai @THE_47th 8:10 AM – 20/6/2016
.@fordrs58 fine. Vou conseguir que eles mesmos digam o que você lhes disse. Outro assunto: por que você forneceu ajuda "não letal" a rebeldes?

@fordrs58 E quando você foi à fronteira Síria-Turquia para reunir-se com rebeldes, também insistiu muito para que eles dialogassem?

RECAPITULANDO. Ford diz agora que ele e Obama não queriam "mudança de regime" violenta imediata na Síria. Que queriam dialogar e negociar com o governo Assad.

Rifai, que lá estava desde os primeiros dias, diz que tudo isso é mentira. Nas conversas que teve com a oposição, Ford argumentou contra quaisquer negociações. Nunca falou, naquelas conversas, sobre paz ou diálogo. Os EUA eram a favor de "mudança de regime" violenta e a estavam promovendo com empenho. Os "revolucionários" tolos acreditaram.

--

Addendum:

Ford aplica pelo menos mais uma grossa mentira na 
entrevista para a revista New Yorker. Diz ele:

[Lá, em 2012, nós, no Departamento de Estado] não prevíamos que a organização da Al Qaeda se dividiria e produziria outra forma ainda mais virulenta – que uma forma muito mais extremista chegaria a controlar a parte leste da Síria entrando no Iraque.

Em meados de 2012 a Agência de Inteligência da Defesa fez circular uma avaliação de alto nível da situação na Síria na qual se lia o contrário disso. O governo Obama previu o surgimento do Estado IslâmicoSegundo (vid, 8:50) o então diretor da Agência de Inteligência da Defesa general Flynn, nada fazer para impedir que o EI se constituísse foi "decisão deliberada" [orig. "willfully decision"] do governo Obama [maiúsculas no original]:


HÁ POSSIBILIDADE DE ESTABELECER-SE UM PRINCIPADO SALAFISTA DECLARADO OU NÃO DECLARADO NO LESTE DA SÍRIA (HASAKA E DER ZOR), E ISSO É EXATAMENTE O QUE DESEJAM AS POTÊNCIAS QUE APOIAM A OPOSIÇÃO, [...]

O "ESTADO ISLÂMICO NO IRAQUE" [ING. ISI] PODE TAMBÉM DECLARAR UM ESTADO ISLÂMICO, EM UNIÃO COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS NO IRAQUE E NA SÍRIA, QUE CRIARÁ GRAVE PERIGO CONTRA A UNIFICAÇÃO DO IRAQUE E A PROTEÇÃO DE SEU TERRITÓRIO.


Ford sabia o que estava por acontecer e aconteceu. Está mentindo.*****

Nenhum comentário: