terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Luis Nassif: Moro e a exploração da ingenuidade imperial

23.02.2016 - por Luis Nassif em seu Blog


      


Luis Nassif

É irreal o grau de ingenuidade de setores do PT e do governo, aliviados com as informações que constam nos documentos que embasaram a Operação Acarajé, de que não há nenhuma evidência de que o marqueteiro João Santana tenha recebido dinheiro ilegal para as campanhas de Lula e Dilma.

Então, o juiz Sérgio Moro teria autorizado a prisão de Santana por suspeita de financiamento oculto para as campanhas presidenciais na República Dominicana?

É evidente que o objetivo de Sérgio Moro é derrubar o governo. É evidente que Moro está alinhado à oposição e à estratégia de Gilmar Mendes no TSE (Tribunal Superior eleitoral).

Pessoas minimamente antenadas teriam percebido no início a estratégia de Moro – porque é óbvia, pouco sutil. É impressionante, no entanto, a facilidade com que iludiu seus principais alvos, a presidente Dilma Rousseff e seu conselheiro-mor, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Há duas lógicas na Lava Jato: uma, a lógica político-midiática, de criar o clima para o golpe final; e a lógica jurídica.

Juízes só julgam sobre o que está nos autos. Pode-se fazer a campanha política mais radical, mais evidente, desde que não conste dos autos. Constando dos autos, assim que os processos saírem do Paraná, os tribunais superiores poderão reconhecer a parcialidade do juiz e a intenção política da Lava Jato.

A estratégia da Lava Jato foi simples. De posse das informações levantadas, com o poder de editar como bem entendesse, já que aliada à mídia, a Lava Jato direcionou todas as investigações para o lado de Lula e alimentou a mais pertinaz campanha de desconstrução da imagem de uma pessoa pública, desde a campanha contra Getulio Vargas em 1954.

A prisão da nata da malandragem teve como único objetivo recolher informações de ordem política. Depois, todos foram liberados, assim como Alberto Yousseff na Operação Banestado.

A campanha midiática teve por objetivo estimular o clamor popular e a demolir as resistências do Judiciário contra os abusos da operação.

Ao mesmo tempo em que os delegados vazavam toda sorte de factoides, e os procuradores todo tipo de discurso político, os autos permaneceram impolutos: não há nada contra Lula, Lula não está sendo investigado, Lula não é suspeito.

No reino colorido de Brasília, o conselheiro José Eduardo Cardozo acalmava a Rainha Dilma e lhe dizia:

- Viu? Não há o que temer. A operação é republicana.

Ontem, na véspera de se consumar o estupro, começou a cair a ficha das virgens do Planalto de que havia algo de estranho no comportamento de Sérgio Moro.

Provavelmente, é o mais ingênuo governo da história do país. Nem Wenceslau Braz conseguiu superá-lo.

6 comentários:

Unknown disse...

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

. disse...

Ingênuo é o povo brasileiro, com esta quadrilha no poder,viva Moro,é difícil desmantelar uma quadrilha nas chegaremos lá.

. disse...

Ingênuo é o povo brasileiro, com esta quadrilha no poder,viva Moro,é difícil desmantelar uma quadrilha nas chegaremos lá.

Unknown disse...

oi Dario, lembra?

http://www.brasilwire.com/snowden-wikileaks-brasil/

Unknown disse...

destaques do link acima:

"Eles são profissionais e nós somos amadores", teria dito Patricia Padral, diretora da Chevron no Brasil, sobre a lei proposta pelo governo. Segundo ela, José Serra prometeu que iria mudar as regras, se eleito presidente."

"... predisse a situação atual em que figuras associadas no Senado, como Serra, estão levando as tentativas de desmantelar o sistema que dá o controle da Petrobras sobre o pré-sal ."

"A estratégia agora é recrutar novos parceiros para trabalhar com no Senado, buscando aprovar alterações essenciais na lei, bem como empurrar a decisão após a outubro (2010) eleições", conclui o cabo."

Dario Alok disse...

como não lembrar? :-)