sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Por que os EUA tanto protestam contra a Rússia bombardear a al-Qaeda?!

01/10/2015, Tony Cartalucci, New Eastern Outlook


Phil Greaves‏@PhilGreaves01 1h1 hour ago 
'Esquerda' que ignorou completamente o imperialismo da OTAN na Síria por 5 anos
em 5 minutos já 'identificou' um inexistente imperialismo russo.


Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu



New York Times no recente artigo "Russians Strike Targets in Síria, but Not ISIS Areas," tenta pintar as recentes ações da Rússia na Síria como desonestas e perigosas. Vejam:
Aviação russa continua a bombardear combatentes da oposição síria na 4a-feira, incluindo pelo menos um grupo treinado pela CIA, o que despertou protestos zangados [orig. angry protests] de funcionários dos EUA e lança aquela complexa guerra sectária em novo e perigoso território.

Claro. Só haveria ação russa desonesta ou perigosa, se os grupos treinados por CIA-EUA fossem realmente os "moderados" que os EUA dizem que seriam. Mas não são. Assim pois as ações da Rússia são plenamente justificadas e são expansão da atual e bem conhecida política russa.


Não há 'moderados', nem nunca houve 

Já há meses, depois de anos e anos de manchetes a confirmar que os EUA estavam armando clandestinamente militantes na Síria, com o objetivo de derrubar o governo em Damasco, uma narrativa que fala de dezenas de milhares dos tais 'militantes' que teriam 'desertado' para a Frente Al-Nusra e o chamado "Estado Islâmico" (ISIS/ISIL) foi imposta ao público pela mídia-empresa ocidental e políticos dos EUA, tentando explicar o aparente fracasso de uma suposta política dos EUA, de criar um exército de "moderados" que combateria contra, simultaneamente,ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico e o governo sírio. 

Em realidade, desde o início, nunca houve qualquer terrorista "moderado". Desde 2007, anos antes da guerra na Síria, os EUA decidiram, como sua política, financiar e apoiar deliberada e intencionalmente a Fraternidade Muçulmana na Síria – que, para todos os efeitos, é o braço político da Al-Qaeda ali – e começaram a armar militantes afiliados diretamente à Al-Qaeda.

É a verdade histórica e foi o que revelou, em 2007, o jornalista e Prêmio Pulitzer Seymour Hersh, em artigo para a revista New Yorker intitulado "The Redirection Is the Administration’s new policy benefitting our enemies in the war on terrorism?" [Redirecionamento: a nova política do governo dos EUA estará beneficiando nossos inimigos na guerra contra o terrorismo?], onde diz, explicitamente (itálicos são meus):


Para minar o Irã, que é predominantemente xiita, o governo Bush decidiu, de fato, reconfigurar suas prioridades no Oriente Médio. No Líbano, o governo cooperou com o governo da Arábia Saudida, que é sunita, em operações clandestinas para enfraquecer o Hezbollah, a organização xiita apoiada pelo Irã.
Os EUA também participaram de operações clandestinas para atingir o Irã e a Síria, aliada do Irã. Efeito colateral dessas atividades foi inflar grupos sunitas extremistas que têm visão militante do Islã e que são hostis aos EUA e simpáticos à Al-Qaeda.

O relatório profético, de nove páginas, de Hersh, também revelaria que mesmo então a Fraternidade Muçulmana Síria já recebia dinheiro e apoio dos EUA, que chegavam até lá pela Arábia Saudita. O relatório revelou (itálicos meus):


Há evidência de que a estratégia de redirecionamento do governo já beneficiou a Fraternidade. A Frente de Salvação Nacional Síria é uma coalizão de grupos de oposição cujos principais membros são a facção liderada por Abdul Halim Khaddam, ex-vice-presidente da Síria, que desertou em 2005, e a Fraternidade. Um ex-alto funcionário da CIA disse-me que "Os norte-americanos garantiram dinheiro e apoio político. Os sauditas estão tomando a frente com apoio financeiro, mas há envolvimento dos norte-americanos." Disse que Khaddam, que atualmente vive em Paris, recebia dinheiro da Arábia Saudita, com pleno conhecimento da Casa Branca. (Em 2005, uma delegação de membros da Frente reuniu-se com funcionários do Conselho de Segurança Nacional, conforme notícias que a imprensa publicou.) Um ex-funcionário da Casa Branca disse que os sauditas forneceram passaportes aos membros da Frente.

Em 2011, afiliados da Al-Qaeda na Síria, principalmente a Frente al-Nusra, começaram a operar em todo o país, tomando a dianteira na luta apoiada pelos EUA contra Damasco. Em 2012, quando o Departamento de Estado pôs a Frente al-Nusra na lista de organização terrorista estrangeira, já era bem claro que a maior parte das forças que lutavam contra o governo Assad eram da Al-Qaeda.




Desde novembro de 2011, a Frente al-Nusra declarou ter realizado cerca 600 ataques – mais de 40 ataques de suicidas-bomba, até ataques com armas leves e operações com objeto explosivo improvisado – em grandes cidades dentre as quais Damasco, Aleppo, Hamah, Dara, Homs, Idlib e Dayr al-Zawr. Durante esses ataques, morreram muitos sírios inocentes.

Claro que a Al Qaeda não só esteve envolvida no conflito desde o início, como também liderou as ações. Assim resulta desmentida a atual conversa dos EUA, de que a Al-Qaeda só teria entrado na luta no período recente, aproveitando-se do caos que teria sido criado pelos "moderados" em sua luta contra Al-Assad. É perfeitamente claro e comprovado que a própria Al-Qaeda gerou todo o caos, desde o início, e continua alimentando o caos até hoje.


Os dutos retóricos de repetição 

Para explicar como o exército de 'moderados' da ficção que os EUA distribuíam pelo mundo fora 'deslocado' no campo de batalha na Síria, substituído por Al-Qaeda e ISIS, os EUA passaram a dizer que aquela sua operação de quase cinco anos e vários bilhões de dólares sofreu repentinamente deserções em massa.
The Guardian apressou-se a noticiar (8/5/2015), em artigo intitulado "Free Syrian Army rebels defect to Islamist group Jabhat al-Nusra," que:

O principal grupo armado da oposição Síria, o Exército Sírio Livre, está perdendo combatentes e armamento para a Frente al-Nusra, organização islamista com conexões com a al-Qaeda que está surgindo como a força mais bem equipada, financiada e motivada na luta contra o regime de Bashar al-Assad.


International Business Times também noticiaria (14/3/2015), em artigo intitulado "Four Years Later, The Free Syrian Army Has Collapsed," [4 anos depois, o Exército Sírio Livre entrou em colapso] que:


A Frente Al-Nustra, também chamada Jabhat al-Nusra, conquistou milhares de combatentes que nos três anos anteriores lutavam sob o guarda-chuva do Exército Sírio Livre. Oferece a eles centenas de dólares em salário mensal e mantimentos. Os soldados do Exército Sírio Livre não têm remuneração mensal. Quando grupos extremistas como a Frente al-Nusra ganharam espaço na Síria recebendo milhões de dólares em dinheiro de ricos empresários do Golfo e da Líbia, os moderados "não tiveram escolha" – disse Jarrah. – "Sentem-se desprestigiados, e juntam-se ao ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico."

The Daily Beast (1/3/2015) noticiou em "Main U.S.-Backed Syrian Rebel Group Disbanding, Joining Islamists" que:


O grupo rebelde sírio Harakat al-Hazm, uma das milícias em que mais a Casa Branca confia na luta contra o governo do presidente Bashar al-Assad, colapsou domingo passado. Os ativistas postaram uma declaração online assinada pelos altos comandantes, em que dizem que estão desmontando as unidades e desdobrando-as em brigadas alinhadas com uma aliança islamista insurgente na qual Washington não confia.

Harakat al-Hazm levaria com ele para a Al-Qaeda e o ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico, milhões de dólares em sofisticado armamento norte-americano, inclusive os mísseis antitanques TOW de fabricação norte-americana.


O mais recente grupo apoiado e mantido pelos EUA, a tristemente famosa "Divisão 30", também teria desertado e estaria alistada agora à Al Qaeda – assumindo-se que já não fossem militantes da Al-Qaeda desde o início. The Telegraph (22/9/2015) em artigo intitulado "EUA-trained Division 30 rebels ‘betray EUA and hand weapons over to al-Qaeda’s affiliate in Síria’," [Rebeldes da Divisão 30 treinados nos EUA traem EUA e entregam suas armas a grupo ligado à Al-Qaeda na Síria] disseram que:


Rebeldes treinados pelo Pentágono na Síria traíram seus apoiadores-financiadores norte-americanos e entregaram suas armas à al-Qaeda na Síria imediatamente depois de chegarem de volta ao país.
Combatentes da Divisão 30, a divisão de rebeldes "moderados" que os EUA apoiavam, renderam-se à Frente al-Nusra afiliada da al-Qaeda, como várias fontes informaram na 2a-feira à noite.

A Rússia está bombardeando a Al-Qaeda


Ora! Todo esse noticiário – nada que o ocidente algum dia tenha desmentido ou negado – sobre "moderados" apoiados pelos EUA que se uniram, aos milhares, à Al-Qaeda, prova, no mínimo, que a política dos EUA de construir alguma oposição moderada (e armada) resultou em retumbante fracasso. 



Mas todas essas evidências e muitas outras, que vão até os idos de 2007, provam também que os EUA jamais, nem agora nem antes, tiveram qualquer intenção de construir oposição moderada, e que as notícias abundantes de tantas "deserções" são simples mentiras para encobrir a cobertura direta em dinheiro e em armamento, que os EUA provavelmente sempre deram, mas agora com certeza estão dando à Al Qaeda e ao ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico na Síria.

No mínimo, ao bombardear esses grupos armados que, ou já desertaram para a al-Qaeda, ou inevitavelmente logo desertarão, a Rússia presta grande favor ao Pentágono. 

O que nos leva de volta ao mais recente artigo publicado no New York Times. A Rússia não está arbitrariamente bombardeando "moderados" apoiados pelos EUA na Síria para devastar uma suposta oposição "legítima" ao governo em Damasco. 

A Rússia está bombardeando terroristas que ou já operam sob a bandeira da Al-Qaeda, mas a Casa Branca os apresenta fantasiados de bons democratas, ou logo terão entregue à Al Qaeda seus combatentes e seu armamento. 

A verdade é clara: a Rússia está bombardeando a Al-Qaeda.

"Ao apoiar Assad e ao atacar todos e qualquer um que lute contra Assad" – disse na 4a-feira o secretário da Defesa Ashton B. Carter, a Rússia "está atacando todo o resto do país que luta contra Assad." Alguns desses grupos, disse Carter, são apoiados pelos EUA e têm de ser parte de uma resolução política na Síria.
Não parece haver dúvidas de que a Rússia está, sim, bombardeando grupos que os EUA apoiam, mas isso só acontece porque os EUA há muito tempo e intencionalmente, apoiam a Al-Qaeda e o ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico na Síria.

A qualquer momento, se os EUA realmente quisessem fazer desaparecer as forças do ISIS, bastaria terem fechado a fronteira turca, através da qual fluem suprimentos, combatentes, armas e veículos em direção à Síria. Tivessem fechado a fronteira turco-síria ao norte, e a fronteira jordaniana/síria ao sul, os EUA teriam dado cabo doISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico em um mês, se não em menos tempo.

Que os EUA tenham deixado fluir suprimentos, armas, veículos e combatentes para o ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico ali, bem diante do nariz de seus aliados e das próprias forças dos EUA estacionadas na Jordânia e na Turquia, é indicador eloquente de que os EUA estão, no mínimo, autorizando a perpetuação doISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico – mas, mais provavelmente, sugere que estejam ativamente envolvidos em encher os caminhões para o ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico também na Síria.

O secretário de Defesa dos EUA Ashton Carter diz que a posição dos russos está "condenada" – no que parece ser promessa de que os EUA resistirão contra os esforços de Moscou para pôr fim a grupos da Al-Qaeda e para eliminar o ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico. 

Verdade é que há de haver quem veja claramente que subir a aposta e o blefe, numa política de apoiar terroristas que inevitavelmente será revelada ao mundo, e insistindo numa política que já fracassou no intuito de derrubar o governo sírio – o qual, hoje, já está reforçado por forças russas, iranianas e talvez também chinesas – é, essa sim, a política que está "condenada".

Por fim, é preciso observar que, para quem ainda duvide de que ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico é realmente invenção intencional da política externa dos EUA, que esse ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico está hoje combatendo contra forças militares combinadas de Síria, Hezbollah, Irã, Iraque e agora a Rússia.

Não faltará quem se pergunte quem teria capacidade material, armas, dinheiro, organização, para manter exército capaz de fazer frente a uma coalizão multinacional dessa envergadura. De onde, se não dos EUA e de seus aliados regionais, o ISIS/ISIL/Daesh/Estado Islâmico recebe toda sua capacidade militar?

Insistir em repetir que luta contra o ISIS, ao mesmo tempo em que já tão visivelmente apoia esses (e talvez muitos outros) terroristas é, essa sim, a posição realmente "condenada": condenada ao fracasso hoje, e condenada, no futuro, à eterna execração por toda a humanidade.*****

Nenhum comentário: