segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Montebourg e Varoufakis, dois furacões, vedetes em Frangy

23/8/2015, Julien Chabrout, Le Figaro, Paris



Entreouvido na Vila Vudu

Essa não é matéria que nos interessaria, não fosse o movimento continental europeu de aproximação "cenográfica" espetacular de dois ex-ministros das Finanças de seus países, nos dois casos de governos pressupostos 'de esquerda' (França e Grécia), em reunião de socialistas franceses, discutindo o euro como desgraça da Europa. 
É notícia, sim, até na Vila Vudu que despreza oficialmente todas as 'notícias' distribuídas, quando não totalmente inventadas, pela/na mídia-empresa. 
Taí. Estamos temporariamente 'noticiosos'. De quebra, essa matéria ajuda a ler a 2a. parte da  excelente entrevista do prof. Sapir, que distribuiremos na sequência.
______________________________________________

Ver também
Montebourg/Varoufakis, saída do euro 
21/8/2015, Jacques Sapir (entrevista a Alexandre Devecchio), Le Figaro (Blog do Alok).
______________________________________________



O antigo candidato às primárias dos socialistas franceses e ex-ministro francês convidou o ex-ministro das Finanças da Grécia para que visite, no domingo, sua tradicional Fête de la Rose [Festa da Rosa (socialista)] em Frangy-en-Bresse (Saône-et-Loire).




Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


Há um ano, sua "Safra Especial Recuperação" [orig. Cuvée du redressement] que ele queria enviar a François Hollande virou vinagre, e provocou sua demissão do governo. Mas nem depois da saída precipitada, o furacão Arnaud Montebourg, desde então aposentado da vida política, perdeu seu ímpeto transgressor. 

Domingo, para a 43ª Festa da Rosa, organizada em Frangy-en-Bresse (Saône-et-Loire), o ex-ministro da Economia convidou outro ex-ministro das Finanças, o grego Yanis Varoufakis [Ver "A esquerda alternativa francesa disputa o passe de Yanis Varoufakis, Figaro, 21/8/2015 (NTs)]. 


Economista e homem de temperamento forte, o deputado do Syriza encabeça uma linha-dura frente ao Banco Central Europeu. Depois de ter dado muito trabalho aos credores da Grécia, o professor Varoufakis demitiu-se do governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras, no dia seguinte à vitória do "Não", no referendo grego.

A reunião do dueto Montebourg & Varoufakis provoca agitação entre os socialistas. "São dois ministros-vedetes demitidos pelos respectivos governos. Vamos ver o que têm a dizer. Mas se só tiverem discursos ultracríticos, de ex-ministro que anunciou que se aposentou da política, não vejo aí nada de socialista que se aproveite" – disse ao Le Parisien o deputado socialista da mesma região, Christophe Sirugue. "Os altos dirigentes socialistas estão virando cada dia mais ternos e doces, e mais fanados. Absolutamente não gostam de quem os obrigue a refletir e que eles não tenham 'amansado'", responde um próximo de Arnaud Montebourg, Patrice Prat. "São personalidades fortes que podem sempre incomodar, porque nos obrigam a sair desse torpor de verão" – acrescentou o deputado du Gard, para o qual "Yanis Varoufakis é ótima fonte de inspiração para reorientar a Europa".

"Muito me interessa saber o que alguém como Varoufakis tem a nos dizer", completa Jérôme Durain, também aliado fiel de Arnaud Montebourg. O senador de  Saône-et-Loire prefere, por sua vez, destacar "o lugar de debate político" que Frangy oferece. "Além da salvação da Grécia e do funcionamento do Eurogrupo, há outras questões de fundo". (...)

Pelo menos 70 veículos de mídia nacionais e internacionais já estão em Frangy-en-Bresse: muitos alemães, mas também chineses, indianos, japoneses e norte-americanos. (Parece que, do Brasil, só a Vila Vudu enviou correspondente à festa socialista plus Varoufakis.)

Nenhum comentário: